Your Lie in April é tudo o que falam ?
Olá Zoner’s, hoje falaremos sobre o anime Your Lie in April. Faremos uma breve sinopse e faremos uma análise.
Então fique ligado, acomode-se e vamos lá!
“É estranho como as memórias que são inesquecíveis, sejam coisas tão simples!“
Sinopse
Your Lie in April é a história de um jovem chamado Arima Kousei, que era um prodígio no piano. Desde pequeno ele tocava em concursos e recitais, ganhando premio após premio. Porém após perder sua mãe, Kousei fica traumatizado e desde então ele fica incapaz de ouvir qualquer som que emita através do piano, então decide não tocar mais.
Ele se torna um garoto mais fechado, com um abalo emocional enorme, incapaz de ver emoção na vida, vivendo sem ver “cor no mundo”, sem brilho no seu olhar.
Entretanto tudo isso está prestes a mudar quando Kousei conhece uma jovem violinista, e ao ouvi-la tocar ele sente como se seu mundo ganhasse cor novamente, como se tudo ao seu redor brilhasse. Ele simplesmente não sabia o que estava sentindo, seria amor ?
Análise
Este anime é realmente uma montanha russa de carga emocional. Nós vemos a mudança gradual do protagonista após conhecer Kaori, a violinista. Ela não era apenas uma paixão, ela era sua inspiração e seu motivo para querer voltar a tocar.
No inicio da obra podemos ver primordialmente que Kousei não vê mais emoção na vida, e isso tudo é muito bem representado através da relação com as cores. Como se o mundo fosse mais cinza e fosse eventualmente ganhando cor. kousei acima de tudo quer ser capaz de acompanhar Kaori nos recitais, deseja fortemente tocar ao seu lado.
Se você acha que é apenas mais uma história de amor, você está muito enganado. A história gira em torno da superação e da amizade entre o elenco principal. O nome do anime é um segredo guardado à sete chaves até o final, entretanto é o catalizador para toda a obra.
É simplesmente admirável ver história de uma pessoa que foi capaz de influenciar positivamente tanto a vida de outra, deixando uma marca que nunca se apagará.
Enquanto o pianista é frio e preciso com sua música, em grande parte da obra sendo taxado como robô, a violinista é totalmente abstrata com sua música, tocando o que sente e no ritmo que lhe agrada, independente da partitura, que para muitos é algo desrespeitoso, e para alguns corajoso e incentivador.
Por mais que tudo tenha começado por Kousei ter sido ardilosamente forçado a ajudar Kaori sendo sua dupla no recital, é engraçado ver que quem realmente foi ajudado foi ele, tendo a chance de superar seus traumas e encontrando um novo motivo não apenas para viver, mas também para sorrir.
Curtiu ?
“Eu estava me afogando em um mar de dúvidas e incertezas. Tudo ao meu redor perdeu a cor e a razão. Até o momento que você chegou, sem nem pedir licença, sem nem tirar os sapatos, entrou no meu coração sem nem hesitar. É incrível como tudo ao meu redor brilhou, o que será que eu senti ?” – Luis Antonio!